O blog

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

8 grandes losers que entraram para a história

Losers do mundo, uni-vos! Discípulos de Al Bundy, Rob Fleming e Charlie Brown são bem vindos para compartilhar as histórias de perdedores da vida real.
Tentei equilibrar a lista com nomes da indústria fonográfica, Hollywood, roteiristas, inventores e esportistas. Vale lembrar que todas essas vítimas da ironia do universo constam no google. Ou seja, têm mais fama e dinheiro do que eu, você e seu tio que perdeu a mulher para o vizinho jamais teremos. Contudo, nada nos impede de rir da miséria alheia.
São só 8 personagens porque quero quebrar esse paradigma estúpido de números redondos. E não consegui lembrar de outros.

8 – Michael Madsen
É um loser que fez as escolhas erradas. Michael Madsen não é um desconhecido; atuou em filmes importantes e tem uma página na wikipédia de tamanho considerável. Contudo, perdeu a oportunidade de viver Vincent Vega, em Pulp Fiction, clássico de Quentin Tarantino. O filme marcou época, mudou a estrutura do cinema contemporâneo e deu novo fôlego à carreira de John Travolta, que acabou ficando com o papel. E Madsen desistiu de tudo isso para atuar em Wyatt Earp. Um de seus últimos trabalhos no cinema foi em 2006, no brilhante...“Todo mundo em pânico 4”. Pois é.

7 – Jackson 4
Obviamente, Michael Jackson foi excluído da contagem. Jackie, Tito, Jermaine e Marlon devem escutar até hoje o quanto o caçula da família era adorável. Viver à sombra de um moleque de oito anos de idade que dança e canta divinamente não deve ter sido nada agradável. O loser aqui não é o grupo em si - afinal, eles já foram o hit da Motown -, mas os irmãos menos talentosos de Michael. E, francamente, alguém lembra de outras canções que não sejam “ABC”, “I’ll be there” e “I want you back”?

6 – Jeffrey Lieber
Tenho amigos que assistem Lost há 5 anos e, quando questionados sobre Jeffrey Lieber, pensaram se tratar de um personagem secundário qualquer. Não. O rapaz é um dos criadores do seriado. Ele deu início ao projeto, passou semanas trabalhando sozinho no roteiro e nos personagens. Quando terminou o piloto, entregou à emissora. Seu trabalho foi super elogiado...e ele foi demitido. O roteiro, então, foi para as mãos de J.J. Abrams e Damon Lindelof, que tocaram a história. Lieber é pago cada vez que um episódio vai ao ar, mas diz que usa o dinheiro para bancar seu terapeuta.

5 – Elisha Gray
A primeira vez que ouvi a história de Gray senti pena, muita pena. Todos conhecem Alexander Graham Bell, certo? Mas ninguém sabe quem foi o pobre Elisha. Seu nome só é citado nas páginas brasileiras da wikipédia em artigos sobre Graham Bell. Reza a lenda que Gray patenteou o seu protótipo de telefone somente uma hora depois do inventor oficial. Por 60 minutos, o infeliz perdeu os créditos da invenção. Se você se achava azarado, repense sua vida.

4 – Rubens Barrichello
Barrichello é tão loser que não conquistou o primeiro lugar nem nessa lista. Provavelmente, é o piloto que demorou mais tempo para vencer uma corrida. Mesmo dirigindo as melhores máquinas, nunca foi campeão mundial. É motivo de chacota em rede nacional. Rubinho é a definição do loser pride, completamente conformado com sua condição. Afinal, ser loser é uma sina, não adianta lutar. Por isso mesmo, Barrichello prefere pisar no freio e deixar que amigos mais capacitados cheguem na frente.

3 – Eduardo Saverin
Poucas pessoas conhecem a história do Saverin. Eu só fiquei sabendo quando li uma reportagem sobre o livro “The Accidental Billionaires”. Contudo, o brasileiro é um dos inventores do Facebook, junto com Mark Zuckerberg. Sim! Inventor do Facebook! Nosso compatriota estudava Economia, em Harvard, quando conheceu o menino prodígio. Porém, devido a um sério desentendimento, Saverin foi tirado do projeto, perdeu o amigo e a quantia de 10 bilhões de dólares. Certamente, o nerd mais loser da história.

2 – Giordano Bruno
Giordano é o loser mais nobre que conheço. E também aquele com quem mais simpatizo. O filósofo enfrentou a Igreja Católica e seus preceitos para provar o heliocentrismo e a teoria de que o universo seria infinito, povoado por milhares de sistemas. Ao ser perseguido pela Inquisição romana, Giordano não desistiu de seus ideais...e foi condenado à morte na fogueira. Somente 16 anos depois, Galileu Galilei também foi julgado, mas decidiu voltar atrás, amenizar sua crítica e diminuir o tom agressivo. Resultado: não foi queimado, pôde continuar desenvolvendo pesquisas e hoje é conhecido como pai da física moderna. Pobre Giordano.

1 – Pete Best
Best foi amaldiçoado de diversas maneiras, a começar por seu nome irônico. “Best”. Pff. Ringo Starr não foi o único a ter a posse das baquetas dos Beatles. Antes de sua entrada na banda, Best era o bateirista. O inglês permaneceu no grupo até 1962, pouco depois da primeira audição para a EMI. Foi despedido pelo empresário dos Beatles por sua falta de compromisso, que desagradaria George, John e Paul. E o resto da história todos nós conhecemos. Best é reconhecido por poucos e perdeu a chance de ser o bateirista de uma das maiores bandas do mundo. Tentou cometer suicídio e entrou na justiça contra declarações de Ringo. Atualmente, acompanha um grupo cover argentino dos Beatles – The Beats – em suas turnês. É preciso ser muito, muito loser para participar de uma banda cover das pessoas que o expulsaram. E, por isso, ninguém tira o primeiro lugar de Pete Best.

Good Grief!

3 comentários:

  1. Além de ser loser ser da banda cover que expulsou ele, ainda é uma banca ARGENTINA. Ele é o Top Loser, fato.

    ResponderExcluir
  2. Sua lista ficou excelente Lore! Eu não saberia escolher quem é o mais loser dela... Ok, saberia sim: Pete Best, você venceu! Meus parabéns! Se não tivesse sido tão tapado... *roll eyes*
    Mas fiquei com dó, MESMO, foi do Jeffrey! E pensando: será que LOST teria sido diferente com ele? O quanto? Pra melhor ou pra pior? Bah. Melhor deixar isso de lado e focar nos dias que faltam para começar a última temporada com JJ e Damon. Menos sadomasoquista!

    ResponderExcluir
  3. Lista interessante. Já tinha lido sobre a história do Pete Best, ela me lembrava sobre a história do Vital, só que numa escala infinitamente maior. Vou ter que discordar (óbvio é uma lista né) do Rubens Barrichello. Está certo que ele é azarado e é apenas um piloto mediano, mas coloca-lo nessa lista já é exagero. Se fosse um top losers do esporte tudo bem, mas de qualquer categoria é exagero! Acredite pilotos bem mais mediocres já pilotaram carros bons e não ganharam absolutamente nada. Na fórmula 1 não deve ter um loser maior que o Luca Badoer.Mas é isso ai... bom post!

    ResponderExcluir