O blog

domingo, 3 de janeiro de 2010

10 filmes que não deveriam possuir uma continuação

Existem trilogias imponentes no cinema, memoráveis. Algumas quadrilogias também são capazes de arrebatar os mais frios corações. Existem é claro, filmes que constroem uma legião de fãs, seja pelo diretor, pelos atores envolvidos, pelo roteiro ou até por algo inexplicável. Mas uma coisa é inegável, existem filmes que são aniquilados justamente por suas sequências terríveis e essa é uma lista dos 10 piores que consegui me lembrar:

10 - "Efeito Borboleta 2" (The Butterfly Effect 2, 2006) e 3 – Revelação (The Butterfly Effect 3: Revelation, 2009).

São pequenas coisas causando grandes mudanças que fundamentam a vida de Evan Treborn (Ashton Kutcher no que considero o único papel regular que já fez). Os pequenos lapsos são entradas para poder realizar mudanças no passado e influenciar de maneira radical seu futuro. Já é um filme regular, mas aí vem o melhor. Sua continuação consiste de... exatamente o mesmo. Por que fazer uma continuação quando não há nada para acrescentar? Cheguei a ouvir pessoas falando bem do terceiro filme, dizendo ser bom por parecer muito com o primeiro (não tive coragem de assistir). Uau! Palmas para a originalidade!

9 – "Pânico 2" (Scream 2, 1997), 3 (Scream 3, 2000) e 4 (Scream 4, 2010)

O filme “Pânico” (Scream, 1996) é um dos poucos filmes de terror a entrar na lista dos “500 Melhores Filmes de Todos os Tempos” e no livro “1001 Filmes para Ver Antes de Morrer”. Suas sequências aproveitam o seu sucesso inicial e o carisma (?) do serial killer "Ghostface" para serem lançadas. Nenhum mérito para elas.

8 - "Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal" (Indiana Jones and the Kingdom of the Crystall Skull, 2008)

Sei que citar Indiana Jones pode gerar polêmica, mas antes que venham atrás de mim com pedaços de madeira e tochas, deixem-me explicar. O filme é apenas ok. Definitivamente melhor que “Indiana Jones e o Templo da Perdição” (Indiana Jones and the Temple of Doom, 1984), mas obviamente nem se aproxima da obra-prima que foi “Indiana Jones e a Última Cruzada” (Indiana Jones and the Last Cruzade, 1989). O último filme da recém-quadrilogia do arqueólogo não foi nada demais. Esquecível e pouco inventivo, sua única e grande força foi acessar aquela parte da memória daqueles que puderam ver os primeiros no cinema e dos novos fãs que nunca tiveram a oportunidade.

7 – "Tubarão II" (Jaws II, 1978), "III" (Jaws 3-D, 1983) e "IV – A Vingança" (Jaws: The Revenge, 1987), que eu me surpreendi ao descobrir a existência.

Tubarão (Jaws, 1975) foi um grande marco para o cinema, com a direção primorosa de Steven Spielberg e a trilha sonora do sempre perfeito John Williams e uma de suas mais famosas músicas. Ganhou os Oscars de Melhor Trilha Sonora, Melhor Montagem e Melhor Som, além de ter sido nomeado para Melhor Filme, conseguindo arrecadar 260 milhões de dólares em dois anos de exibição. Com poucas palavras dá para notar o sucesso que foi, além de ter servido de influência para muitos outros filmes (em grande parte, ruins). E como estragar isso? Lembrando que existem seqüências, inclusive a maravilhosa vingança do tubarão, no qual ele seleciona suas vítimas. Como ele seleciona? Vendo?! Tubarões são míopes! Eles atacam alguns surfistas pensando serem focas! Ao menos a ideia diverte...

6 - "Poltergeist 2" (Poltergeist II: The Other Side, 1986) e "3" (Poltergeist III: We’re Back, 1988)

Escrito e produzido por Steven Spielberg, “Poltergeist – O Fenômeno” (Poltergeist, 1982) marcou a década com seu terror. Uma típica família americana sofrendo com um poltergeist em sua casa, uma filha raptada e segredos terríveis sobre aquela propriedade. Sucesso absoluto, concorreu aos Oscars de Melhores Efeitos Especiais, Melhor Som e Melhor Trilha Sonora, além de ter lançado a carreira da ainda criança Drew Barrimore (não, ela não está no filme, mas Spielberg, percebendo o seu talento, convocou-a para um papel pequeno no filme que dirigia na época, “E.T.”). Até mesmo as histórias curiosas e assustadoras em torno das filmagens e dos atores são um espetáculo à parte. E apesar disso tudo, não acharia estranho que nunca tenha ouvido falar de suas continuações, no máximo o segundo. Os grandes feitos desse foram concorrer ao Oscar de Melhores Efeitos Especiais e ao Framboesa de Ouro com Pior Atriz Coadjuvante para Zelda Rubinstein. Querem mesmo saber do terceiro?

5 - "Velocidade Máxima 2" (Speed 2, 1997)

Um clássico da Sessão da Tarde, “Velocidade Máxima” (Speed, 1994) nos fez adorar Jack Traven (o sempre muito expressivo Keanu Reeves) e Annie Porter (Sandra Bullock), ao mesmo tempo em que Dennis Hopper, com seu Howard Payne, foi um belo exemplo de vilão com maquinações loucas, mas ainda assim críveis e temíveis. Um ônibus que não pode ultrapassar 50 milhas por hora e nem parar seria um verdadeiro problema numa metrópole e suas ruas com fluxos débeis. Um drama moderno. E o que é sua continuação? Um navio! Sim, um navio. Não poderia ser mais imbecil. Alguém consegue levar a sério? E existe a possibilidade de um 3 por aí. Tenho até medo do que possa aparecer.

4 - "O Chamado 2" (The Ring 2, 2005)

Um filme de terror ganha seu público com os sustos e surpresas que desperta. Fazer uma sequência é um grande trabalho e requer competência do roteirista, que seja capaz de criar novas situações. A sequência de “O Chamado” (The Ring, 2002) falha miseravelmente nisso. Ponto para mais uma péssima continuação.

3 - "Jogos Mortais 2" (Saw 2, 2005) ad infinitum

O primeiro filme foi uma ideia genial. Pouco dinheiro, locações baratas e sucesso absoluto, além de elevar o estilo de filmes gore a um novo patamar, causando angústia e repulsa em muitos e atraindo muitos mais com seu roteiro inovador e bem amarrado. E assim veio sua continuação... Confesso que fui ao cinema assistir e, ao ver no final que uma das vítimas sobreviventes do “Jigsaw” tomaria seu lugar, percebi que perderiam completamente a linha e isso poderia gerar infinitos filmes relativamente baratos e rentáveis. Está em qual mesmo?

2 – "Os Embalos de Sábado Continuam" (Staying Alive, 1983)

Dirigido por Sylvester Stallone e considerada a pior sequência de todos os tempos. Não preciso dizer muito, não é? (Mas é claro que eu quero assistir a "Os Mercenários")

1 - "Matrix Reloaded" (The Matrix Reloaded, 2003), e "Revolutions" (The Matrix Revolutions, 2003)

Nesse caso, prefiro continuar pensando que não houve continuação e ficar feliz com o primeiro.

E você? Lembra de mais alguma sequência desastrosa?

5 comentários:

  1. Uma sugestão... Wild Things... o primeiro foi GENIAL... só o primeiro. ;D

    ResponderExcluir
  2. "Rocky,Um Lutador.A história de um lutador medíocre e branco que consegue uma chance na categoria onde os negros são as estrelas foi bem bacana, mas as continuações, putz!!!...."Hellraiser" bom filme, mas com sequencias ruins...."King Kong" lamentável tentativa de explorar o clássico em continuações onde até uma noiva arrumam para o macacão...."Warlock, o Demônio" de 1988, bom filme mas...

    ResponderExcluir
  3. Só não concordei com Jogos Mortais. Poxa, as continuações têm propósito. =P

    Pra mim, os que não precisam de continuação são aqueles que obviamente só continuaram a ser feitos por causa da rentabilidade do primeiro. Tipo Premonição, as mortes são sempre legais, mas a história é sempre igual.

    ResponderExcluir
  4. para mim,precisa continuar indiana jones e o reino da caveira de cristal!

    ResponderExcluir
  5. "toy Story 3", não perdeu o conceito, (que é a amizade pra quem não sabe), eu até que gostei, mas depois desses anos sem dar as caras, sei lá...

    ResponderExcluir