O blog

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Os 10 melhores quadrinhos online

Nenhuma das 43 idéias de listas no arquivo “pão ou pães.txt” parecia apropriada para esse texto inicial. Terei outras oportunidades de desenvolve-las no futuro, porém precisava de algo minimamente mais interessante do que “As 10 maneiras mais patéticas de se passar o Natal” para meu post de apresentação. Depois de algumas horas tentando fugir das coisas estúpidas que brotavam na minha mente, pensei em escrever um “Top 10 de quadrinhos”. Sim, parecia ótimo. Exceto pelo fato de que seria obrigada a agrupar figuras como Stan Lee e André Dahmer na mesma categoria. Não entendam mal, o Dahmer é ótimo. Mas, francamente, ele não criou o Homem-Aranha. Então, a lista acabou evoluindo para “Os 10 melhores quadrinhos online”. E se a primeira impressão é a que fica, acabo de receber um gigantesco rótulo de “nerd”.


Só fui apresentada ao Mr. Wiggles hoje, por indicação do Pedro, mas ele parece adorável. O que há para não se amar em um urso de pelúcia ateu, bissexual, sociopata e viciado em drogas?

9 – Angeli

Angeli não é novidade, mas merece ser lembrado. No site, alguns de seus personagens mais memoráveis ficam de fora. São poucas as tiras e charges presentes, por isso ele só conquista a nona posição. É mais fácil procurar seu trabalho na biblioteca mais próxima.


O nome pode ser confuso para os desavisados, mas Sieber é brasileiro. Seu trabalho é publicado no Estadão e na Folha de S. Paulo, porém a internet é o melhor local para encontrar o acervo de cartuns e quadrinhos. Divididas em várias séries, o humor negro é predominante nas tiras. Recomendo a série “Preto no Branco”.


Wondermark traz um humor mais cerebral, para não dizer prepotente. David Malki cria suas tiras com primazia, aproveitando gravuras de livros e revistas do século XIX. Empine seu nariz, volte para a primeira página e divirta-se com as deduções inteligentes.

6 - Laerte

Outro das antigas. Junto com Angeli e Glauco, criou a “Los Tres Amigos”. Contudo, Larte é mais famoso pelos “Piratas do Tietê”. Essas séries e os outros trabalhos do quadrinhista estão disponíveis – e organizadas, o que é uma coisa admirável – na galeria do site. Outros personagens interessantes são Deus e Overman.


Ah. Eu adoro o Dahmer. Não só a série clássica dos Malvados, mas todas as edições especiais, como “Encontro Aual dos Donos do Mundo”, “Treme-Treme” e “Ulisses versus Ulisses”. Sarcástico e politicamente incorreto, trata de solidão, política, sexo e outros assuntos menos - ou mais - relevantes.


Não se deixe enganar pelos unicórnios coloridos e fadinhas simpáticas. Os quadrinhos de Nicholas Gurewitch não são fofos. Os traços delicados justapõem imagens infantis a um discurso mórbido e humor surreal. Os temas são bem abrangentes: sexo, religião, guerra, suicídio. Infelizmente, não é atualizado desde 2008. Mas não deixem de conferir o acervo.


Uma criança poderia desenhar os personagens dessa webcomic. Pior, eu poderia desenhá-los. Mas isso realmente não importa quando você conta com os diálogos cínicos, ricos em ironia, onde a piada nem sempre é definida. “Cyanide and Happiness” é publicado no site da Explosm e feito a oito mãos. O conteúdo é o de sempre: sexismo, racismo, assassinato, mutililação, desvios sexuais... e estou começando a me sentir mal com essa lista. A próxima tirinha precisa ser da Turma da Mônica para salvar minha imagem.


"O Cânone da Música erudita ocidental é pequeno demais para nós dois, cara". As tiras não passam de montagens de ilustrações e fotografias de Ludwig van Beethoven ou Richard Wagner. Similar ao que o David, da Wondermark, faz, porém mais divertida. Obviamente, o que era uma brincadeira de Mauro A. evoluiu e já vai muito além de Beethoven e Wagner, como podem perceber no site. Eu prefiro a “coleção” antiga, aqui.

1 - XKCD

Sim, são bonecos-palito. Pode parecer uma escolha improvável – para os mais agressivos, idiota -, mas XKCD definitivamente é a minha tira online favorita. Ainda que por diversas vezes seu conteúdo nerd esteja fora do meu alcance. Os quadrinhos e o site têm um design simplório, mas a temática é perfeita. Tratando de Matrix a romance, passando por computadores e solidão, a webcomic é divertida, sarcástica e pode te entreter por horas. Sério. Horas.

PS: No Manual do Minotauro dá para ler as tirinhas publicadas pelo Laerte. É atualizado diariamente. (Pedro)

5 comentários:

  1. Lore! Você não conhece umsabadoqualquer.com ?
    Tirinhas ótimas sobre Deus e o início do mundo. As do encontro entre Deus e Freud são impagáveis!

    beijos!
    Sucesso na nova empreitada!

    ResponderExcluir
  2. boa escrita, tão implicante quanto pedro ^^
    é um bom tema mais entre quadrinho e manga, prefiro mil vezes manga.
    um dia quero postar aqui tambem com tema dos 10 melhores X vs X sobre algo, até lá pensarei.

    ResponderExcluir
  3. Senti falta dos clássicos,Robert Crumb,Altuna,Frank Miller,Calligari Silvano,Milo Manara,Magnus,Umbra...é listar não é fácil!

    ResponderExcluir
  4. Punny Parker também é legal! São tirinhas sobre o Peter Parker BEM antes de se tornar o Homem Aranha. É feito por um brasileiro...

    http://punyparker.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Eu quero muito ler “As 10 maneiras mais patéticas de se passar o Natal” algum dia! (Não acredito que você podia ter aberto o blog falando de Natal e não o fez... haha)

    Comentários pertinentes: Se eu não te conhecesse, e acabasse esbarrando com o blog por acaso, eu já ia virar frequentador assíduo por você ter elogiado Stan Lee e o Spidey na primeira oportunidade possível.

    E XKCD é um merecidíssimo primeiro lugar! Não tem site mais sagaz na internet. Se bobear eu até rio mais no Cyanide and Happiness, mas não adianta, no XKCD eu rio melhor. É outro nível... (Um nível tão alto que algumas vezes eu nem entendo as piadas também. haha Mas isso é estimulante, me compele a pesquisar.)

    Enfim, grande lista! Vou aproveitar pra ler o que não conheço, como Wondermark e Wagner & Beethoven.

    ResponderExcluir