O blog

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Os 10 melhores álbuns de 2009

Em um ano que baixei mais música que em todos os anteriores, me sinto quase na obrigação de fazer uma lista como essa. Não posso negar que seja tendenciosa, afinal, o que não ouvi não entrará aqui por motivos óbvios, mas posso dizer que me esforcei, com bastante (im)parcialidade, preparar uma lista de 10 álbuns não seguindo apenas o que mais gostei, mas também diversos outros critérios aleatórios e obscuros, os quais obviamente você, leitor(a), não vai tomar conhecimento. E sem mais floreios, eis a lista.

10 - “Wolfgang Amadeus Phoenix”, do Phoenix.

Uma banda francesa que mescla um indie rock à música eletrônica. Até aí pode não parecer ter nada de especial, mas o Phoenix vai muito além. Com o primoroso vocal de Thomas Mars e a levada pop de seus músicos, ela se destaca. Prova disso é a indicação ocorrida em dezembro ao Grammy de Álbum Alternativo do Ano. Não podia não constar nessa lista.

9 - “Sing Along To Songs You Don’t Know”, do Múm.

Um trabalho experimental islandês. Algumas pessoas logo torceriam o nariz para isso, outras aclamariam. O importante é que o Múm faz um som muito agradável com vocais doces, efeitos eletrônicos simples e instrumentos pouco convencionais. Escrevo esse texto ouvindo a deliciosa “Prophecies & Reversed Memories”. É para o deleite de qualquer um.

8 - “A New Tide”, do Gomez.

Existem muitas camadas de instrumentos no novo trabalho do Gomez. É uma percussão mais elaborada, um ritmo cativante, uma orquestra em determinado momento, a simplicidade de um violão e estalar de dedos acompanhando uma música etc. “A New Tide” é complexo e merece diversas audições para conseguir captar suas nuances.

7 - “Nature Is A Taker”, do Uninhabitable Mansions.

Pouco mais de 10 mil execuções no Last.fm e descrições sucintas pela internet, o Uninhabitable Mansions é um coletivo de arte e uma banda formada por diversos integrantes de outras: Robbie Guertin e Tyler Sargent do Clap Your Hands Say Yeah, Annie Heart do Au Revoir, Doug Mavin do Dirty On Porpose e Chris Dicken do Radical Dads. Quem conhece qualquer uma dessas e não conhece o UM, aposto que vai correr atrás depressa. E quem não conhece, procure tudo isso e obviamente o debut do Uninhabitable. Um pop rock com tons psicodélicos dá o tom de “Nature Is A Taker”.

6 - “The House That Dirt Built”, do The Heavy.

O que você pensa ao ouvir algo que vai de forma fluída do soul ao funk, rock de garagem com pitadas de James Brown e um pouco rockabilly aliados a músicas dignas de um Whestern Spaghetti? É o que The Heavy faz em seu segundo álbum, “The House That Dirt Built”, com absurda competência. Kelvin Swaby possui uma voz capaz de acompanhar todos esses ritmos. O trabalho foi produzido e mixado por Jim Abiss, que também trabalhou com o Arctic Monkeys, o Kasabian e o Bombay Bicycle Club. É muita aptidão para o negócio!

5 - “Humbug”, do Arctic Monkeys.

O Arctic Monkeys fez um sucesso tremendo com seu primeiro álbum, “Whatever People Say I Am, That’s What I’m Not”, lançado em 2006. Repetiu seu jeito conseguindo mais sucesso com “Favorite Worst Nightmare”, de 2007. E o que esperávamos do seu terceiro trabalho de estúdio? Mais do mesmo, claro, mas não foi o aconteceu. Muito mais sombrio e maduro que os trabalhos anteriores, “Hambug” talvez se aproxime no máximo do que foi “505” e vai além, sem medo de ser diferente. Em algumas músicas a própria voz do Alex Turner está irreconhecível. 5º lugar para os Macacos. Destaque também para o EP “Cornerstone”, com músicas que mereciam constar no álbum.

4 - “West Ryder Pauper Lunatic Asylum”, do Kasabian.

O Kasabian continua o Kasabian e, além disso, vejam o clipe de “Vlad The Impaler”. Isso já basta.


3 - “The Satanic Satanista”, do Portugal. The Man.

Partindo do indie, passando por soul, blues e folk, Portugal. The Man faz um som único, assim como é seu líder, John Baldwin Gourley. Nascido no Alaska, John vivia um isolamento tecnológico e, durante o inverno, sua energia era provida por um gerador e não possuía nem ao menos telefone. “The Satanic Satanista”, o quarto álbum, começa com a ótima “People Say” e segue numa sequência de músicas admiráveis até seu término-rock-progressivo “Mornings”. E a banda já tem outro álbum programado para sair em 2010, mantendo um lançamento por ano.

2 - “Wall Of Arms”, do The Maccabees.

Os Macabeus, que significa “homens que são fortes como martelo”, são como ficaram conhecidos os judeus que, em defesa de sua religião, se rebelaram contra os gregos, fato que posteriormente levaria à criação do Hanukkah. E em nada disso Orlando Weeks, vocalista do Maccabees, buscou influência, a banda apenas abriu a Bíblia e pegou um nome aleatório. Banda de Londres, seu segundo álbum “Wall Of Arms”, serviu para consolidar o som que já faziam antes, com suas três guitarras e excelente vocal.

1 - “xx”, do The xx.

The xx (em minúsculo mesmo) é um quarteto/trio londrino formado em 2005. Seu debut saiu em 2009 e logo garantiu o primeiro lugar dessa lista. Os vocais melodiosos alternados entre Romy Madley Croft e Oliver Sam são um prazer à parte, completando o grupo com Oliver Smith e a (ex-)tecladista Baria Qureshi. A guitarra contida e o grande peso do baixo, em conjunto com sintetizadores e uma bateria eletrônica, dão um clima minimalista e soturno às composições do xx. É uma sonoridade nada inglesa que sem dúvidas deve ser ouvida.


E como eu obviamente não conseguiria deixar certas coisas de fora, aqui vai uma lista, em ordem alfabética pelo nome das bandas, sem hierarquização, com outros trabalhos que acho valerem a pena serem ouvidos:

“Get Guilty”, do A.C. Newman; “Grrr”, do Bishop Allen; The Tire Swings”, do Boring Landmarks; “Stir The Blood”, do Bravery; “Hey Everyone”, do Dananananaykroyd; “4th Dimension”, do Jimi Tenor & Kabu Kabu; “The First Days Of Spring”, do Noah And The Whale; “Real Estate”, do Real Estate; “White Water, White Bloom”, do Sea Wolf; “Sergeant”, do Sergeant; “There Will Be Fireworks”, do There Will Be Fireworks; “Conditions”, do Temper Trap.

4 comentários:

  1. Conheço algumas coisas da lista, concordo cm algumas, desconheço completamente outras, mas é impossível que não entre nenhum album nacional, nem na lsita subsequente de "albuns-legais-mas nem-tanto".

    E rapaz, ouça Diablo Swing Orchestra ^^ Entraria com certeza na minha lista de 10 melhores do ano, entre os 3 primeiros.

    Caio Cabral

    ResponderExcluir
  2. Orquestra Brasileira de Música Jamaicana,Céu,Fernanda Takai,Moptop etc....(sempre)

    ResponderExcluir
  3. Vida de conexão discada é deprimente demais. Conheço nada da lista... >.<
    Anyway...
    Vou deixar minha sugestão de álbum foda de 2009 hahaha
    "Contra Todos" do Dead Fish. Opinião minha, que não deve ser levada muito a sério porque sou fã dos caras. Mas... #ficadica.

    ResponderExcluir
  4. Melhor CD de 2009: "Hori - Hori". Fácil, fácil. Tudo errado nessa lista... hahaha

    Mas sério agora, bons CDs de 2009 que eu senti falta: "Muse - The Resistance", "White Lies - To Lose My Life", e "Yeah Yeah Yeahs - It's Blitz!". Ouvi demais esses discos.

    De resto, tem alguns CDs que eu não conheço, como "The Satanic Satanista” e "Nature Is A Taker”... E obviamente eu não listaria "Humbug". haha Mas no geral a lista está muito boa!

    ResponderExcluir