O blog

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

As 10 resoluções de ano novo que você fará e não cumprirá

Não importa se você leu "O Segredo" ou acredita que o caminho para o sucesso está em seu coração. Você não cumprirá suas resoluções de fim de ano. Milhares de estudos feitos por psicólogos - que deveriam ocupar seu tempo realizando pesquisas sobre transtornos mais relevantes - apontam que basta dividir objetivos em pequenos passos e permitir recompensas para chegar ao sucesso. Besteira. Uma lista de resoluções é uma obra de ficção, nada baseada em fatos reais. Ou talvez eu simplesmente esteja amargurada por não conseguir cumprir nenhum dos meus itens. Se você for uma pessoa pró-ativa, eficiente e empreendedora, conte isso em uma dinâmica de grupo e encare esse post como um desafio. Prove que estou errada, vá em frente. Em dezembro de 2010, nós conversamos.

10 - Aprender a dirigir e/ou a tocar algum instrumento e/ou a falar mandarim.
Exigem níveis de dedicação distintos, mas envolvem adquirir uma nova capacidade, ampliar nosso ínfimo "repertório". Adquira seu "Como falar qualquer coisa em [insira o idioma aqui]", compre um banjo, pague o DUDA e boa sorte.

9 - Emagrecer X quilos e ter uma vida saudável.
E mesmo que você não precisasse emagrecer até ontem, fará questão de arruinar isso durante as ceias de Natal/Reveillon. A virada do ano é o melhor período para as conhecidas promessas de abandonar o cigarro, as bebidas e encontrar Jesus.

8 - Verdadeiramente ler as revistas que assina e os livros que compra.
Acredite por alguns segundos na mágica ilusão de que você finalmente se livrará de todas as desculpas - "Não tenho tempo", "Preciso de óculos" - e lerá os exemplares que enfeitam sua estante.

7 - Ganhar mais dinheiro por meios lícitos.
7.1 - Um trabalho gratificante, que recompense o investimento na faculdade e te realize profissionalmente.
7.2 - Os 100 milhões da mega-sena da virada.

6 - Evitar gastos supérfluos.
Risque da sua lista os celulares de última geração, o Kindle e o wii. Você pode viver perfeitamente em um modesto apartamento, com internet discada e aproveitando as promoções de salgado + refresco.

5 - Não procrastinar.
Depois eu escrevo mais sobre isso.

4 - Não se estressar com problemas pequenos ou que não tenham solução.
Problemas pequenos que não têm solução são a definição na vida. Aquela história de "Não fique assim. Fulano tem câncer e passa por coisas bem piores" só funciona para seres muito elevados.

3 - Fazer a matrícula em uma academia.
Desculpe. Essa você provavelmente vai cumprir. Eu, por exemplo, já fiz 5 matrículas em 5 academias diferentes. E frequentei um total de 5 aulas.

2 - Aproveitar as coisas simples da vida.
Apreciar o canto do passarinho na janela enquanto assiste ao pôr do sol, sente o sabor de uma fruta madura e ouve o riso de uma criança. Poético, mas aposto como você prefere gastar os 100 milhões da mega-sena em uma viagem para Las Vegas.

1 - Cumprir a lista de resoluções.
"Ah, esse ano eu conseguirei!". Não, campeão.


Atenção. Uma ONG britânica para saúde mental adverte: se seus planos não se materializarem, sentimentos de fracasso e inadequação podem ser despertados. Vejo insegurança, sensação de desespero e uma leve depressão no horizonte de 2010.

Feliz ano novo para todos!

5 comentários:

  1. Pretendo continuar respirando e não fazer nenhuma idiotice.

    ResponderExcluir
  2. tão triste mas tão verdade

    ResponderExcluir
  3. Mabuhay! Have a great day! Greetings from Pilipinas (Philippines).

    ResponderExcluir
  4. Quem lê "O Segredo" ou dá ouvido a psicólogos de araque nunca vai ter sucesso. TODO MUNDO sabe que o verdadeiro caminho para uma vida plena é viver em função de adquirir gado.

    Veja o caso do jovem Thomas. Aprendeu baixo, guitarra e violão. Perdeu 40kgs. (Numa academia!) Lê todas as revistas e livros que compra, por pior que sejam. Já acertou até a quadra da Mega Sena. Gosta de caminhar na praia e admirar o mar. Fala de si mesmo na 3ª pessoa.

    Como ele conseguiu quebrar completamente a lista da Lorena? Lendo "O Jedi e o Executivo", é óbvio. Uma produção Piñeiro-Schulze, na sua livraria favorita, algum dia entre agora e 2013.

    ResponderExcluir